O Storm Worm é um cavalo de Tróia. O seu payload é outro programa, embora nem sempre o mesmo. Algumas versões desse vírus transformam os computadores em zumbis ou robôs. E quando são infectados, tornam-se vulneráveis ao controle remoto da pessoa responsável pelo ataque. Alguns hackers utilizam o Storm Worm para criarem um correio de botnet e usá-lo para enviar spam.
Muitas versões do Storm Worm enganam a vítima para que ela baixe o aplicativo através de links falsos para notícias ou vídeos. O responsável pelos ataques geralmente muda o assunto da mensagem para refletir acontecimentos atuais. Por exemplo, um pouco antes das Olimpíadas de Pequim 2008, uma nova versão do worm apareceu em e-mails com assuntos como: "outra catástrofe arrasa a China" ou "o terremoto mais letal da China". O e-mail dizia conter links para vídeos e notícias relacionadas ao assunto, mas na verdade, clicar no link fazia ativar o download do worm no computador da vítima [fonte: McAfee (em inglês)].
Várias agências de notícias e blogs nomearam o Storm Worm como um dos piores ataques de vírus em anos. Em julho de 2007, um oficial da empresa de segurança Postini disse que a firma detectou mais de 200 milhões de e-mails contendo links para esse vírus durante um ataque que durou vários dias [fonte: Gaudin (em inglês)]. Felizmente, nem todas as mensagens fizeram com que alguém baixasse o worm.
Embora o Storm Worm seja largamente difundido, ele não é o vírus mais difícil de detectar ou remover do sistema de um PC. Se você mantém o antivírus atualizado e lembra-se dos cuidados ao receber e-mails de pessoas desconhecidas ou percebe links estranhos, você se poupará de muita dor de cabeça.
Os vírus não são apenas um tipo de malware. Outros tipos incluem os spywares e alguns tipos de adwares. Os spywares vasculham o que o usuário faz em seu computador. Isso pode incluir a captura de códigos de login e senhas. Já os adwares são softwares aplicativos que exibem propagandas aos usuários enquanto usa um aplicativo maior como o navegador. Alguns adwares contêm códigos que fornecem aos anunciantes um acesso extenso às informações particulares.
Fonte: HowStuffWork
- Graziele Rangel
Turma 2006