terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Vírus "MyDoom"

O vírus MyDoom (ou Novarg) é outro worm que consegue criar uma porta dos fundos no sistema operacional do computador da vítima. O MyDoom original (existiram várias variantes) possui dois desencadeadores. Um deles fazia o vírus iniciar um ataque no DoS, começando em 1º de fevereiro de 2004. O segundo comandava o vírus para que parasse de se distribuir em 12 de fevereiro de 2004. Mesmo depois que parou de se espalhar, as portas dos fundos criadas durante as infecções iniciais permaneciam ativas [fonte: Symantec].


Mais tarde, no mesmo ano, um segundo ataque do MyDoom deu à várias empresas de sites de busca um motivo para chorarem. Assim como outros vírus, ele buscava os computadores das vítimas com endereços de e-mail como parte do processo de replicação. Mas, também enviava um pedido de busca para um site de busca e utilizava os endereços encontrados nos resultados. Eventualmente, sites de busca - como o Google - começaram a receber milhões de pedidos de busca partindo de computadores corrompidos. Tais ataques tornaram os serviços mais lentos e até mesmo fizeram com que alguns travassem [fonte: Sullivan (em inglês)].

O MyDoom se espalha através de e-mail e redes P2P (peer-to-peer). De acordo com a firma de segurança, MessageLabs, um em cada 12 mensagens transportou o vírus pelo menos uma vez [fonte: BBC (em inglês)]. Assim como o vírus Klez, o MyDoom podia fazer um spoof nos e-mails para dificultar o rastreamento da fonte de infecção.

Fonte: informática

-Deyvison Lima.
Turma 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário