terça-feira, 23 de novembro de 2010

Worm Nimda



 Em 2001, outro vírus que atingiu a Internet foi o worm Nimda (que é Admin, de trás pra frente). O Nimda se espalhou pela web rapidamente, tornando-se o vírus de computador com a propagação mais rápida de todos os tempos. De acordo com o CTO de TruSecure, Peter Trippett, foram necessários somente 22 minutos a partir do momento que atingiu a rede para ele chegar ao topo da lista de relator de ataques.
 Os principais alvos do worm Nimda eram os servidores de Internet. Embora pudesse infectar um PC, o seu real propósito era tornar o tráfego da web mais lento. Ele podia navegar pela Internet usando vários métodos, incluindo o e-mail. Isso ajudou a espalhar o vírus por vários servidores em tempo recorde.
 O worm Nimda criava uma porta dos fundos do sistema operacional da vítima. Ele permitia que a pessoa por trás do ataque acessasse o mesmo nível de funções que qualquer outra conta que havia entrado na máquina ultimamente. Em outras palavras, se um usuário com privilégios limitados ativasse o worm em um computador, quem atacava também teria o mesmo acesso limitado às funções do PC. Por outro lado, se a vítima era o administrador da máquina, quem atacava teria total ataque sobre ela.
 A difusão desse vírus fez com que alguns sistemas de rede travassem na medida em que seus recursos eram disponibilizados ao worm. Com isso, o Nimda tornou-se um ataque de negação de serviço distribuída (DDoS, sigla em Inglês).

- Rosimeire R. Batista. Nº 30
Turma 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário