quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vírus Storm Worm

Foi no fim de 2006, que os especialistas em segurança de computadores identificaram pela primeira vez o worm. O público começou a chamar o vírus de Storm Worm porque uma das mensagens de e-mail tinha como assunto: "230 mortos em temporal na Europa".  Porém, as empresas de antivírus o deram outros nomes. Por exemplo, a Symantec o chama de Peacomm e a McAfee refere-se a ele como Nuwar. Isso pode parecer confuso, mas já existe um vírus, de 2001, chamado W32.Storm.Worm. Esse vírus e o worm de 2006 são programas completamente diferentes.


O Storm Worm é um cavalo de Tróia. O seu payload é outro programa, embora nem sempre o mesmo. Algumas versões desse vírus transformam os computadores em zumbis ou robôs. E quando são infectados, tornam-se vulneráveis ao controle remoto da pessoa responsável pelo ataque. Alguns hackers utilizam o Storm Worm para criarem um correio de botnet e usá-lo para enviar spam.

Muitas versões do Storm Worm enganam a vítima para que ela baixe o aplicativo através de links falsos para notícias ou vídeos. O responsável pelos ataques geralmente muda o assunto da mensagem para refletir acontecimentos atuais. Por exemplo, um pouco antes das Olimpíadas de Pequim 2008, uma nova versão do worm apareceu em e-mails com assuntos como: "outra catástrofe arrasa a China" ou "o terremoto mais letal da China". O e-mail dizia conter links para vídeos e notícias relacionadas ao assunto, mas na verdade, clicar no link fazia ativar o download do worm no computador da vítima [fonte: McAfee (em inglês)].

Várias agências de notícias e blogs nomearam o Storm Worm como um dos piores ataques de vírus em anos. Em julho de 2007, um oficial da empresa de segurança Postini disse que a firma detectou mais de 200 milhões de e-mails contendo links para esse vírus durante um ataque que durou vários dias [fonte: Gaudin (em inglês)]. Felizmente, nem todas as mensagens fizeram com que alguém baixasse o worm.

Embora o Storm Worm seja largamente difundido, ele não é o vírus mais difícil de detectar ou remover do sistema de um PC. Se você mantém o antivírus atualizado e lembra-se dos cuidados ao receber e-mails de pessoas desconhecidas ou percebe links estranhos, você se poupará de muita dor de cabeça.
Malware

Os vírus não são apenas um tipo de malware. Outros tipos incluem os spywares e alguns tipos de adwares. Os spywares vasculham o que o usuário faz em seu computador. Isso pode incluir a captura de códigos de login e senhas. Já os adwares são softwares aplicativos que exibem propagandas aos usuários enquanto usa um aplicativo maior como o navegador. Alguns adwares contêm códigos que fornecem aos anunciantes um acesso extenso às informações particulares.


Fonte: HowStuffWork

- Graziele Rangel
Turma 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário